quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Será que Leme é uma cidade amaldiçoada ?


  Diz a lenda que Leme é uma cidade amaldiçoada pelo Padre Julião.
  Contam-se que em certa vez em sua missa o Padre durante o sermão disse algo que o       Coronel José Leme Franco não gostou, e após a missa o Coronel chamou o Padre para um almoço em sua fazenda.
  Chegando lá não foi isso que o Padre encontrou, lá estava alguns homens mandados pelo o Coronel para bater nele, por conta do que disse na missa. Os homens bateram muito nele, até ficar muito machucado.
  Depois disso o Padre ficou com muita raiva e resolveu então, jogar uma maldição sobre toda a cidade.


Diversão com gêneros diferentes


  Pela segunda vez em Leme acontece a “Semana Seu Geraldo da música”, com o objetivo de difundir o choro, a partir de aulas e apresentações.
  Nesta edição o homenageado foi o Sr. Trípole Donadel, conhecido como “ Seu Pipe”, foi ele quem contribuiu para a Banda de Leme, hoje conhecida como Associação Corporação Musical “Maestro Ângelo Coestino”.
  Durante toda a semana houve diversas oficinas musicais, praticas de conjunto que foi dividido por níveis de conhecimento dos participantes.
  Outro projeto na cidade é o “Projeto Cultura do Rock”, que acontece desde o começo do ano na praça defronte a Escola Estadual “Maria Joaquina de Arruda”.
  O projeto contem uma infraestrutura de paco, som e banheiro de boa qualidade para destacar as bandas de Leme e região.
  Este evento é gratuito e tem como objetivo reunir toda a população da cidade ou da região que é amante do “bom e velho rock and roll”.




Qual será o costume de Leme?


  A população de Leme possui diversos tipos de costumes como as quermesses em louvor aos Santos das Igrejas Católicas, as festas juninas e julinas em diversos locais da cidade, e a mais tradicional Festa do Peão de Leme, conhecida como Fapil, o que atrai população e toda a região contendo rodeios e shows de duplas e grupos sertanejos.
  A cidade contém diversos dialetos próprios como quando falam “tia, tio” puxando a letra T, puxando também a letra R em “porta”, entre outros. 



Da onde vem os refrigerantes e as comidas de Leme ?


  Em Leme temos a empresa NewAge que produz diversos tipos de bebidas e alimentos, ela envasa em lata, vidro e pet, lançou a primeira linha de tônicos saboreados do país, produzindo e comercializando mais de 170 tipos de produtos.
  Sua visão é ser uma empresa de classe mundial nas suas produções e tem a missão de produzir produtor de boa qualidade para seus clientes e consumidores, oferecendo sempre o melhor serviço.
  A NewAge apoia diversas causas sociais, como esporte (que é incentivado como fonte de lazer, saúde e inclusão dos jovens), participa do projeto “ Empresa Cidadã” que colabora com a Casa das Crianças ajudando mais de 150 crianças carentes, e ela também respeita o meio ambiente, sendo todas as suas embalagens recicláveis, encaminham todos os seus resíduos para a reciclagem e depois de utilizarem a água no processo de fabricação devolvem-na ao meio ambiente da mesma maneira, pura. 

A empresa

Um dos produtos da empresa

O que atrai a região


  Por mais que  Leme seja uma cidade pequena ela possui vários pontos turísticos que atraem pessoas de toda a região.
  Dentre os pontos turísticos temos o Lago Municipal que drenado e urbanizado se transformou no que é hoje.
  Ele é ponto de encontro e local para prática de esportes, possuindo atualmente também uma academia ao ar livre.
  Quando se inicia a estação da Primavera, a Prefeitura da cidade abastece o Lago com milhares de peixes para que os aposentados credenciados possam passar uma boa parte do seu dia pescando.
  O Lago é um ponto de decoração natalina que se transforma numa visita obrigatória de todas as famílias da cidade.
  Outro grande ponto turístico da cidade é o Parque Municipal Mourão, mais conhecido como Bosque que atrai todo domingo crianças e famílias de toda a região.
  Nele se encontra aves de 92 espécies e mais 490 animais como chipanzés, leões, tigres, pumas, micos-leões, hipopótamos, micos-leões-dourados, lobo guará, entre outros.
  O parque apresenta uma infraestrutura destinada ao lazer e conscientização ambiental e também abriga um Viveiro Municipal da plantas nativas, a Universidade Livre do Meio Ambiente “ Souza Queiroz “ e a sede da Secretaria do Meio Ambiente.  


Manancial das águas

O munícipio de Leme e suas características


  Leme é um município brasileiro, situado no interior do estado de São Paulo que possui um clima tropical, sendo seco no inverno e chuvoso no verão.
  O município foi fundado em 1895 por conta de que ali passava a antiga Estação Ferroviária da Companhia Paulista onde situava um pequeno comercio de Manoel Gomes Neto que atendia os funcionários que lá trabalhavam e também serviu para atrair habitantes.
  O aniversário do município é comemorado no dia 29 de agosto, onde as escolas desfilam na principal avenida do município, a qual recebe o nome desta data.
  Atualmente a Estação Ferroviária foi transformada no museu da cidade e no terminal Rodoviária da Limatur.
  Hoje o município possui 90mil habitantes, sendo a agricultura e a indústria as principais atividades. 
  Na agricultura os principais produtor cultivados são a cana – de – açúcar, algodão, laranja e café e já na indústria são os alimentos, as máquinas e os enfeites natalinos.